terça-feira, 8 de junho de 2010

REFORMA ORTOGRÁFICA

Entra em vigor em 2009 a reforma ortográfica com o objetivo de unificar a escrita nos países de língua portuguesa.(Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde,Guiné- Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste)




A proposta foi apresentada em 1990 mas só ocorreu em 2006 ,era necessário que pelo menos três países da língua ratificassem os termos da proposta.



O português é a quinta língua mais falada nomundo(cerca de 210 milhões de pessoas em 8 países), tornar a língua padrão facilitará a comunicação intercâmbial entre os países e livros e materiais didáticos poderão circular livremente entre esses países sem que haja a revisão.



As mudanças serão apenas ortográficas, permanecem as pronúncias de cada região.


Hífen:

Não se usará mais :


1. Quando o segundo elemento começar com "s" ou "r", devendo essas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminarem com "r"- ou seja :"hiper", "super", "inter" como em : "inter-resistente", "hiper-requintado" e "super-revista".


2. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente: "extraescolar", "autoestrada", "aeroespacial"


Trema:


Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.


Acento Diferencial:

Não se usará mais para diferenciar :


1."Pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)


2."Péla" (flexão doverbo pelar) de "pela" (preposição)

3."Polo" (substantivo) de "polo"


4."Pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" ( preposição)


5."Pêra" (substancia), "péra"(substantivo arcaico) e "pera" (preposição arcaica)


Alfabeto:


Passará a ter 26 letras ao incorporar as letras "k","w" e "y".


Acento Circunflexo:

Não se usará mais:


1. Nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos :"crer","ver","dar","ler" e seus derivados. A grafia correta será "deem", "creem", "veem","leem"


2. Em palavras terminadas em hiato "oo" como "enjôo", "vôo" (não serão mais acentuadas)


Acento Agudo:


Não se usará mais :


1.Nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróico", "jibóia" (não se acentua mais)


2.Nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo.Exemplos: "feiúra", "baiúca" (não se acentua mais)

3.Nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso algumas poucas formas de verbos como "averigúe", "apazigúe" perdem acento.


Grafia:


No português lusitano:



1. Desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acto", "acção" - "ato" , "ação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário