

NEURÔNIOS:
Tudo começa com os neurônios (células cerebrais) que emitem uma corrente elétrica de neurônio para neurônio. Entre cada neurônio há um espaço denominado sinapse, quando um sinal elétrico atinge a extremidade de um neurônio , ele libera determinado componente químico.


CEREBELO E TRONCO:
Além desses hemisfÉrios temos dois componentes cerebrais: cerebelo e tronco cerebral.
-CEREBELO:
o cerebelo é competente por coordenar a motricidade , manutenção de funções involuntárias e postura corporal.
-TRONCO CEREBRAL:
No tronco cerebral estão:
- o bulbo raquiano(manutenção funções involuntárias);
- o tálamo (retransmissão dos impulsos elétricos);
- o mesencefalo (recebe e coordena informações musculatura e postura);
- e a ponte de Varólio (liga cortex cerebral ao cerebelo).
O tronco cerebral conecta o cerebra a medula espinal. Mas o que realmente fazem essas correntes elétricas é o que interessa, no nosso sistema nervoso temos áreas específicas para determinados comportamentos e reações, tanto emocionais como físicas , essas áreas são denominadas lobos.
LOBOS CEREBRAIS:
Os lobos são responsáveis por nossos sentidos, nossa personalidade e até mesmo pela nossa interação com o mundo. Uma deficiência em algum dos lobos podem alterar nossa percepção de mundo e até mesmo criar uma nova personalidade.
-LOBOS FRONTAIS:
Na parte frontal do cérebro (testa) estão localizados os

-LOBOS TEMPORAIS:
Acima das orelhas temos os lobos temporais responsáveis por nossos estímulos auditivos. As informações são processadas por associações, permitindo assim reconhecer o que estamos ouvindo.
-LOBOS OCCIPITAIS:
Na parte inferior do cérebro temos os lobos occipitais responsáveis pelos estímulos visuais, assim como nos lobos temporais, também funciona por meio de associações. Traumas nessa área podem ocasionar a agnosia: impossibilidade de identificação de coisas já conhecidas.

-LOBOS PARIETAIS:
Os lobos parietais constitudos do cortex somatossensorial são responsáveis pelas nossas percepções de sensações que nos submetem ao ambiente. Esse lobo é responsável por toda área do nosso corpo, uma vez que é responsavel por percepções como: a dor, o tato e a temperatura.
-ÁREA WERNICKE:
Os lobos temporais, occipitais e parietais fazem parte da área de Wernicke. È nessa área que acontece a compreensão da fala e a organização das palavras.
Graças a esses 100 bilhões de neurônios somos o que somos, pensamos como pensamos e acreditamos em que queremos acreditar. Criamos leis e crenças, dividimos nosso tempo, nossas tarefas, nossa vida social, descobrimos meios para chegar a um fim , soluções e fórmulas para nos organizar, vivemos. Começamos a ver o mundo com uma outra pespectiva , surgirão mais perguntas, consequentemente mais respostas: quem somos? o que somos nós?
Ikah, excelente informação... Pesquiso e escrevo sobre neurociência entre outras disciplinas associadas... Obrigado por divulgar esta importante informação... Quando todos estão empenhados no metafísico, você ajuda a mostrar o esplendor do físico... Que estamos apenas começando a compreender... Visite também o meu blog, parabéns... Serei seu seguidor... Cúmplice, rsrsrs... Beijos... http://ethosproject.blogspot.com/
ResponderExcluirMe ajudem, preciso saber se eu tenho problema no meu lobo frontal, pois estou vivendo uma forma de dupla personalidade.sinto-me sem total emoção. mudo meu comportameto a qualquer momento do meu dia. o pior é que eu estou vivendo a 4 meses. de um momento para outro senti inveja de uma colega de trabalho e sentir desejo de mata-la. isso generalizou na minha vida, e qualquer disconfiança que eu senta a alguem, brota em mim o desejo de matar. será que tenho desvio de carater? e dizem que não tem cura.
ResponderExcluir