segunda-feira, 28 de março de 2011

QUEM SOMOS?

O que nos faz o que somos? Como desenvolvemos nossa criatividade, nossos pensamentos abstratos, nossos medos e até mesmo nossas crenças:? Quem ou o que é responsável por isso ? O que nos emociona? O que nos individualiza? e de onde vem nossa personalidade? Ao longo dos anos acreditamos em fenômenos sobrenaturais e forças inexplicáveis, mas afinal da onde vem essas capacidades tão distintas e complexas ? A resposta ainda hoje é um mistério que vem sendo desvendado : o cérebro. O cérebro é responsável por todas as funções do nosso corpo, desde a ação involuntária de nossos movimentos ao sonho e sono mais profundo. Os sentidos , os pensamentos e até mesmo a capacidade de se comunicar são desenvolvidas no cérebro, no sistema nervoso.

NEURÔNIOS:

Tudo começa com os neurônios (células cerebrais) que emitem uma corrente elétrica de neurônio para neurônio. Entre cada neurônio há um espaço denominado sinapse, quando um sinal elétrico atinge a extremidade de um neurônio , ele libera determinado componente químico. Em seguida, esse neurotransmissor desloca-se pela sinapse e provoca um novo sinal elétrico e assim sucessivmente. Basicamente é nisso que se resume a atividade cerebral. O cerebro é dividido em hemisférios direito e esquerdo como veremos posteriormente, a conexão entre esses dois hemisférios é feita pela fissura sagital, onde se localiza o corpo caloso. Essa estrutura é que faz a ligação e a troca de informações entre as diversas áreas do cortex cerebral. .

CEREBELO E TRONCO:

Além desses hemisfÉrios temos dois componentes cerebrais: cerebelo e tronco cerebral.

-CEREBELO:

o cerebelo é competente por coordenar a motricidade , manutenção de funções involuntárias e postura corporal.

-TRONCO CEREBRAL:

No tronco cerebral estão:
- o bulbo raquiano(manutenção funções involuntárias);
- o tálamo (retransmissão dos impulsos elétricos);
- o mesencefalo (recebe e coordena informações musculatura e postura);
- e a ponte de Varólio (liga cortex cerebral ao cerebelo).

O tronco cerebral conecta o cerebra a medula espinal. Mas o que realmente fazem essas correntes elétricas é o que interessa, no nosso sistema nervoso temos áreas específicas para determinados comportamentos e reações, tanto emocionais como físicas , essas áreas são denominadas lobos.

LOBOS CEREBRAIS:

Os lobos são responsáveis por nossos sentidos, nossa personalidade e até mesmo pela nossa interação com o mundo. Uma deficiência em algum dos lobos podem alterar nossa percepção de mundo e até mesmo criar uma nova personalidade.

-LOBOS FRONTAIS:


Na parte frontal do cérebro (testa) estão localizados os lobos frontais, constutuidos pelo cortex motor, pré motor e cortex pré frontal. É nessa área do cérebro que ocorrem o pensamento abstrato, nossas ações e nossos movimentos. O cortex motor é responsavel pela coordenação e controle das motricidades voluntárias. Um trauma nessa área pode ocassionar paralisia ou fraqueza muscular. Como nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o cortex motor esquerdo é responsavel pelo lado direito de nosso corpo e o direito pelo lado esquerdo. O cortex pré motor é responsável pela nossa aprendizagem motora e pelos movimentos precisos. Um trauma nessa área não provoca uma paralisia como ocorre no motor, mas uma deficiência nos movimentos automáticos. O cortex frontal é responsável pelas nossas ações e vontades, pelos nossos sentimentos, pelo nosso julgamento social, pela criatividade e pensamento abstrato, pela nossa fluência de linguagem e pensamento , pelas nossas emoções e atenção. Uma disfunção nessa região nos prende a formação de estratégias infundamentadas e errôneas.


-LOBOS TEMPORAIS:


Acima das orelhas temos os lobos temporais responsáveis por nossos estímulos auditivos. As informações são processadas por associações, permitindo assim reconhecer o que estamos ouvindo.

-LOBOS OCCIPITAIS:


Na parte inferior do cérebro temos os lobos occipitais responsáveis pelos estímulos visuais, assim como nos lobos temporais, também funciona por meio de associações. Traumas nessa área podem ocasionar a agnosia: impossibilidade de identificação de coisas já conhecidas.

-LOBOS PARIETAIS:


Os lobos parietais constitudos do cortex somatossensorial são responsáveis pelas nossas percepções de sensações que nos submetem ao ambiente. Esse lobo é responsável por toda área do nosso corpo, uma vez que é responsavel por percepções como: a dor, o tato e a temperatura.


-ÁREA WERNICKE:


Os lobos temporais, occipitais e parietais fazem parte da área de Wernicke. È nessa área que acontece a compreensão da fala e a organização das palavras.

Graças a esses 100 bilhões de neurônios somos o que somos, pensamos como pensamos e acreditamos em que queremos acreditar. Criamos leis e crenças, dividimos nosso tempo, nossas tarefas, nossa vida social, descobrimos meios para chegar a um fim , soluções e fórmulas para nos organizar, vivemos. Começamos a ver o mundo com uma outra pespectiva , surgirão mais perguntas, consequentemente mais respostas: quem somos? o que somos nós?

2 comentários:

  1. Ikah, excelente informação... Pesquiso e escrevo sobre neurociência entre outras disciplinas associadas... Obrigado por divulgar esta importante informação... Quando todos estão empenhados no metafísico, você ajuda a mostrar o esplendor do físico... Que estamos apenas começando a compreender... Visite também o meu blog, parabéns... Serei seu seguidor... Cúmplice, rsrsrs... Beijos... http://ethosproject.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Me ajudem, preciso saber se eu tenho problema no meu lobo frontal, pois estou vivendo uma forma de dupla personalidade.sinto-me sem total emoção. mudo meu comportameto a qualquer momento do meu dia. o pior é que eu estou vivendo a 4 meses. de um momento para outro senti inveja de uma colega de trabalho e sentir desejo de mata-la. isso generalizou na minha vida, e qualquer disconfiança que eu senta a alguem, brota em mim o desejo de matar. será que tenho desvio de carater? e dizem que não tem cura.

    ResponderExcluir